quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cachoeira do Ourucuri

Levantar antes das seis horas, botar a mochila nas costas e cair na estrada. Eis uma atividade que tem atraído um público cada vez mais heterogênio. O ecoturismo tem se legitimado como um importante nicho de mercado, uns faturam, outros se divertem... Mas, como diz Camilo Diniz, “o Capital sempre terá que tirar alguma vantagem”, como não tenho nada contra o capital, pago e vou!
http://2.bp.blogspot.com/-XymfljZfkUo/Uhba87Q9TyI/AAAAAAAAAYU/sMEwg0EDqI8/s200/SAM_1610.JPGNeste fim de semana fomos conhecer a Cachoeira do Ourucuri, na cidade de Pilões, na Paraíba. A caminhada não é grande e nem é muito irregular, o que proporciona um passeio acessível a pessoas de todas as idades. Lógico, em alguns trechos é aconselhável que se use o apoio de uma corda, mas, os mais treinados conseguirão subir sem a mesma.
A vista é linda! Para coroar nosso passeio, estava chovendo. A chuva torna a paisagem das cidades do Brejo ainda mais atraente. É uma delícia olhar para cima das altas montanhas e ver a névoa cobrindo seus topos. No caminho, encontramos vários pés de urucum, certamente o nome da cachoeira é um derivado.
http://1.bp.blogspot.com/-wOhUcFk8lzM/Uhba9JtsnBI/AAAAAAAAAYc/yPS_eXs9bic/s200/SAM_1652.JPGNa proporção em que nos aproximávamos da cachoeira, pessoas – vindo no sentido contrário – passavam por nós com cara de satisfeitos, mas isso não nos provocava ânsia de chegar. Queríamos degustar cada passo, cada subida ou decida.

Por fim, chegamos! As margens da cachoeira são compostas por uma areia que lembra a praia. As chuvas deixaram a vazão de água no ponto certo e todos nós, nos esbaldamos com a visão e as sensações que uma cachoeira provocam. Enfim, aguardo as próximas trilhas e recomendo esta.

Nenhum comentário: